Normas e Documentos

CONCEITO INCOMPLETO E PAC

Os discentes inscritos em Monografia 2 podem fazer uso do Conceito Incompleto (I) ou do Processo de Avaliação Complementar - PAC ao término do semestre, caso o trabalho precise de complementação.

O PAC consiste na atribuição, pela banca examinadora, de conceitos entre 5 e 5,9. O discente em Processo de Avaliação Complementar terá até 35 dias após o início do semestre seguinte ao da defesa para realizar as adequações necessárias e submeter o trabalho à nova apreciação da banca. O PAC só pode ser atribuído pela banca examinadora e a avaliação final está condicionada à nova submissão e apresentação do trabalho.

O Conceito Incompleto pode ser atribuído diretamente pelo professor orientador, havendo entendimento de que o trabalho evoluiu satisfatoriamente, mas que pode ou precisar ser complementado em prazo superior ao semestre corrente. O discente submetido ao Conceito Incompleto terá o prazo de mais um semestre (seguir o calendário de monografias) para apresentar o trabalho à banca.

Os discentes submetidos ao Conceito Incompleto ou ao PAC deverão realizar a renovação de matrícula normalmente, mas não deverão realizar nova inscrição em monografia 2, razão pela qual a decisão de atribuição desses conceitos deve ser muito bem pensada, em situações excepcionais. Na dúvida, sempre é preferível recomeçar o semestre com uma nova inscrição, ainda que isso represente uma reprovação no histórico. Por não ter se inscrito novamente em monografia 2, o discente assume o compromisso de concluir o trabalho nos prazos de cada situação para a adequada substituição das notas, sob risco de perda de vaga por desempenho mínimo ou de uma prorrogação desnecessária do tempo de curso.

Para exemplificar os riscos, avalie os casos abaixo:

(1) O discente passa pela banca examinadora e fica em PAC (conceitos entre 5 e 5,9) em 2022/1. O discente inicia o novo semestre (2022/2) sem a inscrição em monografia 2 e, ao fazer a nova apresentação do trabalho, no prazo de 35 dias, o discente é reprovado pela banca examinadora. Esse discente precisará esperar o início do semestre seguinte (2023/1) para se inscrever novamente em monografia 2 e ter outra oportunidade de apresentação do trabalho. Esse estudante terá permanecido um semestre a mais na universidade, já que não terá se inscrito em monografia 2 em 2022/2.

(2) Se 2022/2 for o prazo máximo de conclusão de curso do estudante do exemplo 1, ele ainda perderá perderá a vaga no curso, por não ter cumprido com o prazo máximo.

(3) Em 2021/2 o discente só está inscrito nos 8 créditos de monografia 2 e combina com o orientador a aplicação do Conceito Incompleto. Em 2022/1 ele é reprovado na defesa e perderá a vaga por não ter concluído a soma de 8 créditos a cada dois semestres consecutivos (2021/2 e 2022/1).

TURMAS DE MONOGRAFIAS 1 E 2

Segue abaixo a relação de turmas de monografias 1 e 2 normalmente ofertadas no SIGA. Junto disponibilizamos o link do currículo lattes dos docentes responsáveis por essas turmas.

NOME DO(A) DOCENTE TURMA ÁREAS DE ATUAÇÃO E PESQUISA
Adelson Martins Figueiredo AM Economia Internacional, Agricultura e Comércio Internacional, Política Agrícola, Microeconomia, Organização Industrial, Métodos Econométricos e Estatísticos, Modelos Insumo-Produto, Modelos Computáveis de Equilíbrio Geral e Viabilidade Econômica de Projetos de Investimentos.
Alexandre Lopes Gomes AL Economia Regional e Economia Aplicada.
Andrea Rodrigues Ferro AR Economia do Trabalho, especialmente questões relativas à discriminação por sexo e cor ou raça; trabalho doméstico nos mercados pago e não-pago; maternidade; jovens que não trabalham nem estudam. Avaliação de impacto de programas e políticas sociais.
Andreza Aparecida Palma AA Macroeconomia Aplicada, Política Monetária, Séries Temporais. Espera-se que o estudante tenha conhecimento intermediário em R.
Angel dos Santos Fachinelli Ferrarini AS Economia Regional, Métodos Econométricos e Modelos Computacionais de Equilíbrio Geral.
Aniela Fagundes Carrara AF Política monetária, Inflação e expectativa de inflação, Estudos sobre preços agropecuários/commodities, Choques de oferta.
Cassiano Bragagnolo CB Economia do meio ambiente, Economia da poluição, Recursos naturais.
Danilo Rolim Dias de Aguiar DR Microeconomia aplicada, meio-ambiente e mudança climática, valoração extramercado, e economia do consumo alimentar.
Geraldo Edmundo Silva Junior GE Política monetária,política comercial, inflação, crescimento econômico, política fiscal e política cambial e aplicações de jogos em economia.
Gustavo Pereira da Silva GP História Econômica do Brasil e Geral; História de Empresas.
Janaina Elisa Patti de Faria JA Teoria do Valor; Crítica da Economia Política; Economia Política Internacional; Capital e Estados Nacionais na Economia Mundial; Papel do Dólar no Sistema Monetário-Creditício Internacional; Mudanças Tecnológicas, Propriedade Intelectual e Divisão Internacional do Trabalho; Imperialismo e Capitalismo Dependente; Marx e os Marxismos.
José Eduardo de Salles Roselino Junior JE Política industrial e tecnológica, economia da tecnologia, internacionalização produtiva, e estratégias nacionais de desenvolvimento.
José Marcos Nayme Novelli JM Política e economia no Brasil, Economia Política Internacional, Política ambiental.
Maria Aparecida Silva Oliveira MA Mudanças estruturais; Relações intersetoriais de produção.
Mariusa Momenti Pitelli MM Organização Industrial, com ênfase em Defesa da Concorrência; Nova Economia Institucional (NEI).
Rodrigo Vilela Rodrigues RV Crescimento Pró-pobre, Pobreza, Desigualdade, Políticas Sociais, Economia do Setor Público, Crescimento Econômico, Crescimento com Restrição Externa.
Rosane Nunes de Faria RN Comércio internacional, exigências técnicas, exportação de alimentos, desempenho logístico, exportações e competitividade.