Sobre o Curso

O Curso de graduação em Ciências Econômicas da UFSCar oferece 60 vagas anuais em período integral, com duração de oito semestres. Para receberem o título de Bacharel em Ciências Econômicas, os alunos precisam cumprir um mínimo de 3.000 horas de atividades (200 créditos). Para o cumprimento desta carga horária, há um requerimento de que 2.370 horas sejam cumpridas cursando disciplinas obrigatórias, 300 horas (no mínimo) sejam cumpridas cursando disciplinas optativas e 330 horas (no mínimo) sejam cumpridas em atividades complementares. Além disso, para colar grau, cada aluno precisa apresentar um trabalho de conclusão de curso. A atividade de estágio não é obrigatória, mas pode ser executada como parte das atividades complementares.

A estrutura curricular do curso enfatiza uma formação rigorosa nos principais ramos da economia, atendendo aos requerimentos necessários para a formação do Bacharel em Ciências Econômicas, de acordo com as Diretrizes Curriculares da área. Além da formação básica, que habilita os economistas formados na UFSCar a atuarem em quaisquer das áreas de economia, o curso oferece um aprofundamento obrigatório em Economia do Meio Ambiente. Esta área de aprofundamento é composta por um conjunto de disciplinas obrigatórias, que podem ser suplementadas pela realização de disciplinas optativas e atividades complementares, e dará aos alunos formados pela UFSCar um conhecimento adicional em um assunto de grande importância: a análise econômica de questões ambientais relacionadas à utilização dos recursos naturais.

O Curso de graduação em Ciências Econômicas da UFSCar oferecido no campus Sorocaba foi criado a partir de um processo de expansão que culminou com a criação do próprio campus, unindo cursos distintos sob um projeto institucional que destaca a sustentabilidade como eixo integrador de diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, desde o seu nascimento, o curso tem clara vocação para os temas voltados ao meio ambiente e ao uso dos recursos naturais.

Essa vocação, que veio à tona já no planejamento institucional, mostrou-se viável na prática: apesar da existência de diversos cursos de graduação em ciências econômicas no Estado de São Paulo, incluindo cursos de instituições públicas com padrão de excelência reconhecido, o aprofundamento obrigatório na área de economia do meio ambiente e dos recursos naturais se mostrou uma lacuna a ser preenchida.

 

Atos Regulatórios do Curso

Criação do Curso: RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 546, de 29 de julho de 2007.

Reconhecimento do Curso: PORTARIA SERES/MEC Nº 39, de 19 de abril de 2012.

Renovação de reconhecimento do Curso (mais recente): PORTARIA SERES/MEC Nº 211, de 25 de junho de 2020.

Código do Curso no MEC: 112676

Demais informações podem ser obtidas no sistema e-mec.